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[bloc-notes 2] La cage à l'ombre forte



A cada dia, de 1990 a 2000, ele desenhou uma forma arredondada, como um ninho. “Todas as manhãs de todos os dias, indiferente às condições, à vontade, ao lugar – realizar este trabalho. Habitar a forma, datá-la e depois fechar o caderno, ganhar o dia." A frase de Yves Carreau (1947-2014) faz ainda mais sentido depois de um fim de semana na casa construída ao longo de décadas de vida em comum por ele e Joëlle Labiche. Casa, associação, coletivo ou entidade, que acolhe artistas e escritores de diferentes gerações e projetos, além de alguns personagens e ficções que se tornam palpáveis. A casa como escritura. A casa como performance. Cada detalhe uma sintaxe que articula espaço, forma, imagem e vida. Tive o privilégio de ter sido aluna de Yves Carreau entre 1985 e 1989 e agora volto ao seu trabalho, à sua casa. Postagem-agradecimento pela acolhida, que reverbera pela vida. ______ Chaque jour, de 1990 à 2000, il a dessiné une forme arrondie comme un nid. «Tous le matins de tous les jours, qu’importent les conditions, l’envie, le lieu, faire ce travail. Habiter la forme, la dater puis fermer le cahier, faire la journée…" Cet extrait d’un texte d’Yves Carreau (1947-2014) gagne encore plus de sens après un week-end dans la maison construite par lui et Joëlle Labiche - maison ou entité - qui reçoit des artistes et des écrivains de différentes générations et projets, et même des personnages, fictions qui deviennent tangibles. La maison comme une écriture. La maison comme performance. Chaque détail est une syntaxe qui articule espace, forme, image et vie. J'ai eu le privilège d'avoir fait mes études à l'Institut d’Arts Visuels, à Orléans, sous l' orientation de Carreau. Maintenant je (re)découvre son travail, sa maison. Je laisse ici un merci tardif pour l'accueil qui ne cesse de retentir tout au long de ma vie.

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