DESCER DA NUVEM (TO WALK DOWN FROM THE CLOUD), Museu Judaico de São Paulo
https://museujudaicosp.org.br/exposicoes/descer-da-nuvem/
Descer da nuvem #1, 2022. Envelopes, fotografias e tinta gráfica sobre impressão com tinta de pigmento mineral sobre papel de algodão, 80 x 100 cm.
Descer da nuvem #2 , 2022. Envelopes, fotografias e tinta gráfica sobre impressão com tinta de pigmento mineral sobre papel de algodão, 80 x 100 cm.
vista parcial da exposição
Descer da nuvem #1, 2022. Envelopes, fotografias e tinta gráfica sobre impressão com tinta de pigmento mineral sobre papel de algodão, 80 x 100 cm.
"Com sua poética da memória e da recordação, Leila Danziger apresenta diversas camadas geológicas da história judaica, pessoal, brasileira e internacional - juntando fragmentos e ruínas de traumas e rompendo com guetos. Martin Luther King com Abraham Heschel e com Josephine Baker. Angela Davis e Carolina Maria de Jesus. Hugo Schlesinger com J. Baker - apontando para encontros nas trilhas e redes das diásporas modernas. A sua curadoria de imagens do Centro de Memória do Museu, que ela utiliza em colagens e instalações, faz o público mergulhar literalmente nas obras que nos refletem. A exposição fica no mezanino, no topo da antiga sinagoga que hoje abriga o museu judaico. Ali ficavam as mulheres - na “nuvem” - enquanto os homens ocupavam o espaço principal da sinagoga durante os serviços religiosos. Leila, com sua nuvem de imagens, “desce” para o centro da cena e transforma esse espaço de exclusão em uma oportunidade de inclusão dialógica. Livros e versos ajudam a compor a narrativa da exposição, que conta com a curadoria de Felipe Chaimovich." (MÁRCIO SELIGMANN-SILVA)