top of page

LEILA DANZIGER nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. É artista, professora do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, pesquisadora e poeta. Obteve o Diplôme National Supérièure d'Expression Plastique (DNSEP), no Institut d Arts Visuels d'Orléans, França (1989). Concluiu mestrado e doutorado em  história da arte pela Puc-Rio. Realizou também estágios de pós-doutorado na Bezalel Academy of Arts and Design, Israel (2011), na Université Rennes 2, França (2015) e na EACH-USP (2023).

 

Um dos vetores de seu trabalho é a investigação da página impressa (jornal, livro, documento histórico), voltando-se para os atritos entre a pequena e a grande historia, entre a memória familiar e as construções das memórias coletivas. Seus trabalhos se desenvolvem em diferentes meios (técnicas de impressão e de apagamento, fotografia, pintura, vídeo, instalação e escrita).

 

Entre seus projetos principais, figuram ‘Diários públicos”, série em processo contínuo realizada a partir do apagamento de jornais impressos, e “Navio de emigrantes”, que homenageia Lasar Segall e conecta o Atlântico e o Mediterrâneo, ou seja, a crise de refugiados na Segunda Grande Guerra e a crise atual.

Entre suas exposições individuais  estão Descer da nuvem, no Museu Judaico, de São Paulo; Navio de emigrantes, na Caixa Cultural de Brasília (2018) e também na de São Paulo (2019); Ao sul do futuro, no Museu Lasar Segall, São Paulo (2018), ambas com curadoria de Raphael Fonseca. E ainda O que desaparece, o que resiste, na Funarte de Belo Horizonte (2014); Felicidade-em-abismo, na Capela da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro (2012) e What vanishes, what resists, na MFA Bezalel Gallery, Tel Aviv, Israel (2011).

Entre as exposições coletivas, destacam-se Lands, Real and Imagined: Women Artists Respond to the Art and Travel Writings of Maria Graham, Otterbein University, Westerville, Ohio, EUA; Espaços do Ainda, Paço Imperial, Rio de Janeiro e Centro Cultural São Paulo; On the shoulders of giants, Nara Roesler Gallery, New York, EUA; Sobre os ombros de gigantes, Galeria Nara Roesler, São Paulo; MemoriAntonia, Centro Maria Antonia / USP, São Paulo (longa duração); Mulheres no Mar, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro; Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina, Memorial da Resistência, São Paulo (2017); Livres Uniks, Topographie de l’art, Paris, Mémoire des livres, Galerie Dix9, Paris.

 

Publicou quatro livros de poesia pela editora carioca 7Letras: Três ensaios de fala (2012);  Ano novo, (2016), C’est loin Bagdad [fotogramas], (coleção Megamini, 2018),  e Cinelândia (2021), além de dois livros sobre sua produção artística: Diários públicos, Ed. Contra Capa (2013) e Todos os nomes da melancolia, Ed. Apicuri (2012).  

COLEÇÕES PÚBLICAS

Casa das Onze Janelas, Belém, Pará.

Centro Universitário Maria Antônia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Ibeu), Rio de Janeiro.

Frauen Museum, Bonn, Alemanha.

Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Cataguases.

Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro.

Museu Judaico de São Paulo, São Paulo.

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Juiz de Fora.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre.

Universidade Cândido Mendes Rio de Janeiro.

Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

LEILA DANZIGER was born in Rio de Janeiro, where she lives and works. Artist, poet and researcher she lectures at the Institute of Arts, Rio de Janeiro State University (Brazil).

 

One of the vectors of her work is investigating the printed page (newspapers, books and historical documents), guided by the friction between micro and macro history, between family recollections and the constructs of memories of extreme violence. Her work ranges through an assortment of media, including printing and wipeout techniques, photographs, videos, installations and writing.

 

Notable among her main projects are the Public Diaries (Diários públicos), an ongoing series prepared through selective wipeouts of newsheets and Emigrant Ship (Navio de emigrantes), a tribute to Lasar Segall that links outflows of refugees fleeing World War II and its aftermath to today’s immigration crisis.

 

One-woman shows include: To walk down from the cloud (Descer da nuvem), at the Museu Judaico de São Paulo (2022); Emigrant Ship (Navio de emigrantes) at the Caixa Cultural Centers in Brasília (2018) and São Paulo (2019); South of the Future (Ao sul do futuro) at the Lasar Segall Museum in São Paulo (2018); What Vanishes, What Resists (O que desaparece, o que resiste) at the Art Foundation (Funarte) Center in Belo Horizonte (2014); Happiness-in-Abyss (Felicidade-em- abismo) in the Visual Arts School Chapel, Parque Lage in Rio de Janeiro (2012).

 

Noteworthy among recent group shows are: Lands, Real and Imagined: Women Artists Respond to the Art and Travel Writings of Maria Graham (Otterbein University, Westerville, EUA, 2022); On the Shoulders of giants (Galeria Nara Rosler, New York, 2021), MemoriAntonia (Centro Maria Antonia/USP, São Paulo, 2021); Théâtre d’ombres (Galerie Dix9 Hélèle Lacharmoise, Paris, 2021); 47% de Mulheres nos acervos (Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre, 2021); Rio dos Navegantes (Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, 2019); Women at MAR (Mulheres no MAR) at the Rio Museum of Art, Rio de Janeiro (2018); Hiatus: Heritage of Dictatorship Violence in Latin America (Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina) at the Resistance Memorial, São Paulo (2017); Unik Books (Livres Uniks) at Topographie de l’Art, Paris (2017); Heritage of Books (Mémoire des livres) at Galerie Dix9, Paris (2016); Imagetext (Imagetexte) at Topographie de l’Art, Paris (2016); Wings to Roots (Asas a raízes) at the Caixa Cultural Center, Rio de Janeiro (2015); and There are Schools that are Cages and There are Schools That are Wings (Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas) at the Rio Museum Of Art, Rio de Janeiro (2014).

 

She has authored four books of poetry through the 7Letras publishing house in Rio de Janeiro: Três ensaios de fala (2012); Ano novo (2016); C’est loin Bagdad [fotogramas] (2018), Cinelândia (2021), as well as two books on her artistic output: Public Diaries (Diários públicos) through the Editora Contra Capa publishing house in 2013; and All the Names of Melancholy (Todos os nomes da melancolia) through the Editora Apicuri publishing house in 2012.

EDUCATION

Diplôme Nationale Supérieur d'Expression Plastique (DNSEP), 1989. Institut d' Arts Visuels, Orléans, France.

Ph.D. in History (area of expertise: art history), 2003, PUC - Rio de Janeiro, Brazil; with collaborative period in Oldenburg University, Germany.

BOLSAS | SCHOLARSHIPS

Post doc - Université Rennes2, France (CNPq Fellowship), 2015. 

Post doc - Bezalel Academy of Arts and Design Jerusalem, Israel (CAPES Fellowship), 2011.

7th RIOARTE Fellowship Program, the City of Rio de Janeiro, 2001/02.
CAPES/PDEE  Ph.D sholarship with collaborative period in Oldenburg University, Germany, 2000.
1th RIOARTE Fellowship Program, the City of Rio de Janeiro, 1995.
Multiplikatoren, Goethe Institut, Berlin, Germany, 1994. 

 

bottom of page