LEILA DANZIGER é artista, professora do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora e poeta.

 

Creio que um dos vetores de meu trabalho é a investigação da página impressa (jornal, livro, documento histórico), orientando-se pelos atritos entre a pequena e a grande historia, entre a memória familiar e as construções da memória de violências extremas. Meus trabalhos desenvolvem-se em meios diversos (técnicas de impressão e de apagamento, fotografia, vídeo, instalação e escrita).

 

Entre seus projetos principais destacam-se ‘Diários públicos”, série em processo contínuo realizada a partir do apagamento seletivo de jornais impressos, e “Navio de emigrantes”, que homenageia Lasar Segall, e conecta a crise de refugiados da Segunda Grande Guerra e a crise de imigração atual.

Entre suas exposições individuais recentes estão Navio de emigrantes, na Caixa Cultural de Brasília (2018) e na de São Paulo (2019); Ao sul do futuro, no Museu Lasar Segall, São Paulo (2018). E também O que desaparece, o que resiste, na Funarte de Belo Horizonte (2014); Felicidade-em-abismo, na Capela da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro (2012) e What vanishes, what resists, na MFA Bezalel Gallery, Tel Aviv, Israel (2011).

 

Entre as coletivas recentes, destacam-se Rio dos Navegantes (maio de 2019 a março de 2020), no Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro; Mulheres no Coleção do Mar, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro (2018); Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina, Memorial da Resistência, São Paulo (2017); Livres Uniks, Topographie de l’art, Paris (2017), Mémoire des livres, Galerie Dix9, Paris (2016); Imagetexte, Topographie de l’art, Paris (2016); Asas a raízes, Caixa Cultural, Rio de Janeiro (2015); Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro (2014).

 

Publicou quatro livros de poesia pela editora carioca 7Letras: Três ensaios de fala (2012);  Ano novo, (2016), C’est loin Bagdad [fotogramas], (2018) e Cinelândia (2021), além de dois livros sobre sua produção artística: Diários públicos, Ed. Contra Capa (2013) e Todos os nomes da melancolia, Ed. Apicuri (2012). 

Artist, poet and researcher LEILA DANZIGER lectures at the Institute of Arts, Rio de Janeiro State University.

 

One of the vectors of her work is investigating the printed page (newspapers, books and historical documents), guided by the friction between micro and macro history, between family recollections and the constructs of memories of extreme violence. Her work ranges through an assortment of media, including printing and wipeout techniques, photographs, videos, installations and writing.

 

Notable among her main projects are the Public Diaries (Diários públicos), an ongoing series prepared through selective wipeouts of newsheets and Emigrant Ship (Navio de emigrantes), a tribute to Lasar Segall that links outflows of refugees fleeing World War II and its aftermath to today’s immigration crisis.

 

Recent one-woman shows include: Emigrant Ship (Navio de emigrantes) at the Caixa Cultural Centers in Brasília (2018) and São Paulo (2019); South of the Future (Ao sul do futuro) at the Lasar Segall Museum in São Paulo (2018); What Vanishes, What Resists (O que desaparece, o que resiste) at the Art Foundation (Funarte) Center in Belo Horizonte (2014); Happiness-in-Abyss (Felicidade-em-abismo) in the Visual Arts School Chapel, Parque Lage in Rio de Janeiro (2012) and What Vanishes, What Resists at the MFA Bezalel Gallery in Tel Aviv, Israel (2011).

Noteworthy among recent group shows are:  Rio de Navegantes (May 2019 to March 2020), at the Rio Museum of Art, Rio de Janeiro; Women at MAR Collection (Mulheres na Coleção do Mar) at the Rio Museum of Art, Rio de Janeiro (2018); Hiatus: Heritage of Dictatorship Violence in Latin America (Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina) at the Resistance Memorial, São Paulo (2017); Unik Books (Livres Uniks) at Topographie de l’Art, Paris (2017); Heritage of Books (Mémoire des livres) at Galerie Dix9, Paris (2016); Imagetext (Imagetexte) at Topographie de l’Art, Paris (2016); Wings to Roots (Asas a raízes) at the Caixa Cultural Center, Rio de Janeiro (2015); and There are Schools that are Cages and There are Schools That are Wings (Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas) at the Rio Museum Of Art, Rio de Janeiro (2014).

She has authored four books of poetry through the 7Letras publishing house in Rio de Janeiro: Three Speech Essays (Três ensaios de fala, 2012); New Year (Ano novo – 2016); C’est loin Bagdad [fotogramas] – 2018); Cinelândia (2021), as well as two books on her artistic output: Public Diaries (Diários públicos) through the Editora Contra Capa publishing house in 2013; and All the Names of Melancholy (Todos os nomes da melancolia) through the Editora Apicuri publishing house in 2012. ///

EDUCATION

Diplôme Nationale Supérieur d'Expression Plastique (DNSEP), 1989. Institut d' Arts Visuels, Orléans, France.

Ph.D. in History (area of expertise: art history), 2003, PUC - Rio de Janeiro, Brazil; with collaborative period in Oldenburg University, Germany.

BOLSAS | SCHOLARSHIPS

Post doc - Université Rennes2, France (CNPq Fellowship), 2015. 

Post doc - Bezalel Academy of Arts and Design Jerusalem, Israel (CAPES Fellowship), 2011.

7th RIOARTE Fellowship Program, the City of Rio de Janeiro, 2001/02.
CAPES/PDEE  Ph.D sholarship with collaborative period in Oldenburg University, Germany, 2000.
1th RIOARTE Fellowship Program, the City of Rio de Janeiro, 1995.
Multiplikatoren, Goethe Institut (3 months in Berlin, Germany), 1994. 

 

EXPOSIÇÕES | EXHIBITIONS

Individuais | Solo

2022

Descer da nuvem, Museu Judaico de São Paulo, São Paulo

2019

Navio de emigrantes, Galeria Neuter Michelon, Caixa Cultural, São Paulo 

2018

Ao sul do futuro, Museu Lasar Segall, São Paulo

Navios de emigrantes, Galeria Vitrine, Caixa Cultural, Brasília

2014

O que desaparece, o que resiste , Galpão 5, Funarte, Belo Horizonte

Mares poderão subir por mais mil anos, Galeria do Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro

2013

Museu de minúcias efêmeras, Galeria da Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (UFCMPOA), Porto Alegre

2012

Felicidade-em-abismo, Capela da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro

Todos os nomes da melancolia, Cosmocopa Arte Contemporânea, Rio de Janeiro 

Edifício Líbano, Galeria Ibeu, Rio de Janeiro

2011

What vanishes, what resists, MFA Bezalel Gallery, Tel Aviv, Israel

2007

Diários públicos, Casa da Cultura da América Latina/UNB, Brasília

2004

Diários públicos, Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro

2000

Eigennamen, BBK Galerie, Oldenburg, Alemanha

1999

Pequenos impérios, Galeria Cândido Portinari, UERJ, Rio de Janeiro

1998

Nomes próprios, Galeria Thomas Cohn, São Paulo BR (solo)

1997

Nomes próprios, Paço Imperial, Rio de Janeiro BR (solo)

1994

Cáucaso, Pequena Galeria, Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro

1993

Cáucaso, Centro Cultural São Paulo, São Paulo

1992

Leila Danziger, Galeria Macunaíma, Funarte/Ibac, Rio de Janeiro

1989

Pour Edmond Jabès [solo], Librairie Les Temps Modernes, Orléans, França

Coletivas | Group shows

2022 

Espaços do Ainda, Paço Imperial, Rio de Janeiro.

Matéria difusa: um olhar sobre a coleção do Museu de Arte Contemporâneoa do Rio Grande do Sul (MACRS) , Galeria Edmundo Rodrigues, Bagé

Lands, Real and Imagined: Women Artists Respond to the Art and Travel Writings of Maria Graham (1785-1842), Otterbein University, Westerville, Ohio, EUA.

2021

On the shoulders of giants, Nara Roesler Gallery, New York, EUA

Sobre os ombros de gigantes, Galeria Nara Roesler, São Paulo

MemoriAntonia, Centro Maria Antonia / USP, São Paulo (longa duração)

Ver-Ão, Espaço Oasis, Rio de Janeiro

47% - Mulheres nos acervos, Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre

Théâtre d'ombres, Galerie Dix9 Hélèle Lacharmoise, Paris, França

2020

Best regards, Instituto Goethe, Salvador (online show). https://kulturama.goethe.de/ondemand/best-regards-exhibition-1373

 

2019

Esquelero / UERJ 70 anos, Paço Imperial, Rio de Janeiro

Rio dos Navegantes, Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro

Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães, Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro

2018

Mulheres na coleção do MAR, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro

Impressões do improvável, Reserva Cultural, Niterói

2017

Hiatus: a a memória da violência ditatorial na América Latina, Memorial da Resistência / Estação Pinacoteca, São Paulo

Livres uniques, Espace Topographie de l'art, Paris

Yves Carreau: transmissões, Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro

Escritas insignificantes, Galeria da UFF, Niterói

Testemunhos possíveis [mostra comemorativa dos 10 anos do Instituto de Artes e Design da UFJF], Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Juiz de Fora

2016

Imagexte 4, Espace Topographie de l'art, Paris, França

Mémoires de livre, Galerie Dix9 Hélène Lacharmoise, Paris, França

ComPosições políticas: outras histórias do Rio de Janeiro, Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro

Escritas insignificantes, A Mesa (Morro da Conceição), Rio de Janeiro

Somos todos Clarice, Galeria do Lago/ Museu da República, Rio de Janeiro 

2015

Asas a raízes, Caixa Cultural, Rio de Janeiro

Obras em contexto, Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro

Acervo em diálogo, Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Juiz de Fora

Inside the City. Artists’ Publications as Art in the Public Space - Open air Gallery, Studienzentrum für Künstlerpublikationen, Weserburg Museum, Bremen, Alemanha 

Contato 2, Galeria Cândido Portinari, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã, Rio de Janeiro

2014

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro

​Cânone pobre: uma arqueologia da precariedade na arte, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Decifrações, Espaço ECCO, Brasília

1a. Bienal do Barro do Brasil, Antiga Fábrica Caroá, Caruaru
Encontros Carbônicos, Largo das Artes, Rio de Janeiro.

2011

V Campus (Des)situado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

CorLaborAção, Caza Arte Contemporânea, Rio de Janeiro
Reverberações, Cosmocopa Arte Contemporânea, Rio de Janeiro

2010

Tempo-matéria. Museu de Arte Contemporânea, Niterói

9o Vaga-lume. Mostra de Vídeo Experimental do Instituto de Artes da UFRGS, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre

2009

Materialidades na arte brasileira, Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora 

Contato (arte e biologia), Galeria Cândido Portinari, Uerj, Rio de Janeiro

2008

África?, Galeria Cândido Portinari, Campus Uerj, Rio de Janeiro

Algumas histórias do Brasil, Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Juiz de Fora, 

2007

Achados e perdidos. Curator: Cláudia Tavares e Dani Sotter, Sesc Pinheiros, São Paulo

2006

Traços e transições revisitadas – arte moderna e contemporânea brasileira, Sala Ruy Meira, Casa das Onze Janelas, Belém, Pará

Lugar Plano. Espaço Ecco, Brasília

Ver=Ler, Galeria da Faculdade de Artes Visuais, UFG, Goiânia

2005

Visível – Legível. Galeria Antônio Sibasolly, Goiânia

Dez indicam dez, Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro
Zona oculta: entre o público e o privado, CEDIM, Rio de Janeiro 
Galeria Especial, UniversidArte XII, Universidade Estácio de Sá, Campus Presidente Vargas, Rio de Janeiro
Inauguração do acervo de arte contemporânea brasileira, Campus Presidente Vargas, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro

 

2003

Bilder des Erinnerns und Verschwindens.  IFA- Galerie, Berlim, Alemanha

X Salão da Bahia, Museu de Arte Moderna, Salvador BR

2002

Wegziehen, Speicherstadt, Hamburg, Alemanha

Wegziehen, Kommunale Galerie Wilmmersdorf, Berlim, Alemanha
Galeria Especial, UniversidArte X, Universidade Estácio de Sá, Campus Presidente Vargas, Rio de Janeiro

Wegziehen, Frauenmuseum, Bonn, Alemanha
Mostra Cataguases-Leopoldina de Artes Visuais, Museu Chácara Dona Catarina, Cataguases

2000

Investigações: Rumos Visuais 1 (arte e política: isto são outros 500), ItaúCultural, São Paulo; Centro Dragão do Mar, Fortaleza

Fortaleza; Fundação Joaquin Nabuco, Recife

Dobras do corpo, marcas da alma (segmento: a escritura judaica no Brasil), Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba

Frauenbilder, Städtische Galerie Wollhalle, Güstrow, Alemanha

 

1999

Mercoarte, Osse/Museo de Arte Juan Carlos Castagnino, Mar del Plata, Argentina

 

1998
O artista pesquisador, Museu de Arte Contemporânea, Niterói
V Salão da Bahia, Museu de Arte Moderna, Salvador
26 Artistas da UniversidArte IV, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro

1997
25o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte BR
Arte na obra – A.R.I./Centro de História e Cultura Judaica, Rio de Janeiro

1996

Dialog: experiências alemãs, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro

1995

Metrópolis e periferia, Instituto Goethe | Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro
Coletiva Oito, Solar Grandjean de Montigny, Rio de Janeiro BR

1994
14o Salão Nacional de Artes Plásticas, Funarte, Rio de Janeiro

18o Salão Carioca de Arte, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Coletiva Oito, Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte BR

1993

Programa Anual de Exposições, Centro Cultural São Paulo, São Paulo BR
17o Salão Carioca de Arte, EAV Parque Lage / RioArte, Rio de Janeiro BR

1992

Coletiva Projeto Macunaíma, Funarte/Ibac, Rio de Janeiro
16o Salão Carioca de Arte, Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro

1991

IX Mostra de Gravura Cidade de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba

Novíssimos, Galeria de Arte do Ibeu, Rio de Janeiro

1990

9na. Bienal del Grabado Latinoamericano y del Caribe, Porto Rico

1989

Gravures d’Ateliers, Centre d’Arts Plastiques Albert Chanot, Clamard, França